Rio+10 Brasil

Granja Viana foi representada

Yara Toledo, presidente da SOS Manancial do Rio Cotia representou a região na conferência da Cúpula Mundial sobre Desenvolvimento Sustentável

 

Dez anos após a realização da histórica Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, conhecida como "Rio-92", as Nações Unidas promovem outra conferência voltada para a questão do desenvolvimento sustentável: a "Rio + 10".

A Cúpula, deverá reunir em Joanesburgo, África do Sul, de 26 de agosto a 4 de setembro, governos nacionais, agências das Nações Unidas, organizações não-governamentais e associações empresariais, com o objetivo de avaliar as mudanças globais desde a Rio-92.

Antes da conferência em Joanesburgo, foi formado um grupo de trabalho, sediado em Brasília, responsável pela abertura dos canais de diálogo entre as organizações da sociedade civil e os órgãos governamentais envolvidos com o tema do meio ambiente no país. Entre as suas iniciativas está a organização do Seminário Internacional sobre Desenvolvimento Sustentável: de Estocolmo a Joanesburgo, também chamado Rio+10 Brasil, que aconteceu entre os dias 23 e 25 de junho, no Rio de Janeiro, concebido para ser uma instância de discussão das expectativas e oportunidades apresentadas pela Cúpula Mundial.

O encontro, convocado pelo Presidente Fernando Henrique Cardoso e pelos chefes de Estado dos outros dois países anfitriões das conferências ambientais - o presidente da África do Sul, Thabo Mbeki, e o primeiro-ministro da Suécia, Görran Persson - além de tentar reativar os compromissos assumidos na Rio-92, promover o desenvolvimento sem destruir o meio ambiente, serviu como um apelo contra o descaso ambiental de vários países, entre os quais, os Estados Unidos.

Coordenado pelo ex-secretário de Meio Ambiente de São Paulo, Fábio Feldmam, com o apoio do atual Secretário, José Goldemberg, reuniu centenas de representante de 55 países do mundo, entre líderes de Estado, dirigentes de órgãos da ONU, ativistas, cientistas, especialistas em ambiente e representantes de 45 ONGs (Organizações Não Governamentais) de São Paulo, entre os quais Yara Toledo, presidente da SOS Manancial, com sede na Granja Viana.

Segundo a ambientalista Yara Toledo, o evento foi uma grande oportunidade de conscientização e discussão em prol das causas ambientais entre as nações, "passar `a África do Sul, as complexas soluções, não significa, transferir problemas, mas o início da busca de caminhos de consenso e integração em prol às preocupações; um desafio de responsabilidade global". Desenvolvimento sustentável e principalmente, combate à pobreza são metas não só da ONG presidida por Yara mas de todos os envolvidos na defesa da qualidade de vida e que vêem no desenvolvimento sustentado o caminho para isso. Para Yara, as diferenças no futuro das relações entre comércio internacional e Meio Ambiente, dentro da ALCA – Associação de Livre Comércio das Américas, devem estimular uma revisão da posição dos governos. "Comércio não é um fim em si mesmo e o crescimento econômico sustentado deve ser buscado no contexto deste desenvolvimento, integrando as políticas econômicas, sociais e Ambientais",

Na ocasião Yara Toledo apresentou algumas propostas para preservação ambiental, seja na região ou em aspecto geral, além de todas as contribuições que a SOSMRC vem dando aos trabalhos da Agenda 21, que foram entregues e protocoladas junto aos organizadores do evento. Entre as propostas apresentadas, pode se destacar: "Dar importância aos fragmentos para a conservação da bioma e sustentabilidade dos "gens"(fortalecimento dos ecossistemas) encontrados nos remanescentes de Mata Atlântica e Mistas ( Cerrado- Capoeira-Atlântica), Ciliar, Várzeas, lagos, acudes e outras que se destruídas haverá a quebra da contribuição do que não conhecemos de importância para a medicina, incentivo fiscal para os proprietários destas áreas de fragmentos".

Foto Yara e MInistro - Yara Toledo entrega ao Ministro do Meio Ambiente, José Carlos Carvalho, documento referente a Coalisão da sociedade cil SOSMRC em prol mananciai da Mata Atlântica, nascente do ribeira do Iguape, Serra do Cafezal.

 

 

SOS Manancial

Site: www.sosmanancial.org.br

E-mail: sosmanancial@uol.com.br

 

 

Mais Informações para Imprensa:

Sonia Marques - Jornalista -MTB 28.660/SP

fones: 4612-1154 / 9341-9417

soniajor@ig.com.br

 

    Principal

  Rio Cotia

  Cinturão Meândrico   Loteamentos       Clandestinos    Aves Migratórias