Sítios Ramsar do Brasil

Convenção sobre Zonas Úmidas (Ramsar - Irã, 1971) no Brasil.

          O Brasil ratificou a Convenção em 24 de Setembro de 1993. É considerado o 4º país do mundo em superfície na Lista Ramsar. Possui sete Zonas Úmidas consideradas Sítios de Importância Internacional - Sítios Ramsar, o que equivale a 6.356.896 ha.

Parque Nacional da Lagoa do Peixe (RS)

          Designado em 24/05/93, com 34.400 ha, situado na planície costeira do Rio Grande do Sul. Inclui amostras de estingas, banhados, lagoas e dunas que abrigam espécies endêmicas e ameaçadas. São conhecidas 181 espécies de aves, sendo 35 migratórias. Área rica em alimento para espécies da fauna marinha.

Parque Nacional do Pantanal Matogrossense (MT)

          Designado em 24/05/93, com 135.000 ha, extensão de cerrado e florestas estacionais periodicamente alagada, representa a maior concentração de fauna do neotrópico, incluindo várias espécies ameaçadas de extinção de mamíferos, aves, répteis e peixes.

Parque Nacional do Araguaia (TO)

          Designado em 04/10/93, com 562.312ha, localizado na Ilha do Bananal, considerado área de tensão ecológica entre o cerrado e a Amazônia, sujeito a inundações periódicas. Abriga uma enorme diversidade de fauna, incluindo espécies endêmicas e ameaçadas de extinsão de peixes, aves aquáticas e mamíferos.

Área de Proteção Ambiental das Reentrâncias Maranhenses (MA)

          Designada em 30/11/93, com 2.680.911 ha. Zona costeira irregular com muitas ilhas, estuários, dunas e praias cobertas por grandes extensões de mangue que abrigam várias espécies de peixes, crustáceos e moluscos além de aves migratórias. Explorada econômicamente pelas populações locais.

Reserva de Desenvolvimento Sustentado Mamirauá (AM)

          Designada em 04/10/93, compreendendo 1.124.000 ha, é considerada a maior área protegida do Brasil coberta por florestas inundadas (várzeas). Abriga uma biodiversidade ímpar, incluindo espécies endêmicas e ameaçadas da flora e da fauna, tais como: répteis, peixes, aves e mamíferos como o Uacari-Branco.

Parque Estadual Marinho do Parcel de Manuel Luiz (MA)

          Designada em 1999, com 34.556 ha. Área de afloramentos rochosos que dão origem a um extenso banco de corais favorecendo a ocorrência de algas, cnidários e esponjas. Ambiente propício à reprodução de várias espécies de peixes, inclusive ameaçadas.

Área de Proteção Ambiental da Baixada Maranhense (MA)

          Designada em 1999, compreendendo 1.775.035 ha. Área composta por terras planas e inundáveis periodicamente onde ocorrem campos, matas de babaçu, matas ripárias, manguezais e bacias lacustres.