O Rio Cotia, é um dos mais importantes da Região Metropolitana de S. Paulo. Com curso de águas seguindo de sudoeste a oeste onde deságua na mais importante Bacia Hidrográfica do Estado de S. Paulo, o Rio Tietê. A sudoeste da Grande S. Paulo encontra-se a Reserva Florestal do Morro Grande, Barragem Pedro Beicht e apresenta uma fauna e flora exuberante, o que lhe garante a boa qualidade de água para as populações.

Seguindo para oeste, município de Cotia, encontra-se a Cachoeira da Graça formada pelos Rios: das Graças e Cotia, formando um espetáculo de verde e águas, são consideradas pela UNESCO: Patrimônio da Humanidade e Reserva da Biosfera do Cinturão Verde de S. Paulo. A Mata Atlântica e estas águas formam um Ecossistema aquático e uma rica biodiversidade. Ao longo de seu curso apresenta as mais belas cachoeiras até as várzeas onde exercem suas funções de reservatórios naturais na regularização das enchentes em épocas de chuvas, e formam os lagos e a volta das aves migratórias. Próximo a Bacia do Rio Tietê estas características vão diminuindo devido as invasões irregulares de moradias

As águas do Rio Cotia abastecem vários municípios. O que chama mais a atenção é a parte do Baixo Cotia, que não é protegido pela lei de Mananciais, apesar da existência de áreas de Várzeas e exercer funções naturais de solo de alagadiços e constituir a mais rica fauna aquática. Neste local há um vasto Vale onde o rio preserva ainda o Cinturão Meândrico e mata ciliar contribuindo para os corredores verdes (ver figura abaixo) passando pelas regiões: Fazendinha, Chácara Vale do Rio Cotia no município de Carapicuíba e Nova Higienópolis no município de Jandira.Nas proximidades do município de Barueri está totalmente degradado. Abastece os municípios de: Barueri, Jandira e Itapevi com produção de 1050Vs. Existe hoje um projeto em busca da Recuperação, Conservação e Preservação das áreas impactadas para melhorar a qualidade e aumentar a captação destas águas, o projeto WETLANDS, é hoje o mais aceito e discutido pelos técnicos ambientalistas.

    Principal

  Loteamentos   Clandestinos 

   Cinturão Meândrico

   Aves Migratórias

   Nor Any Drop To Drink